O PAPEL DO PERITO
O PAPEL DO PERITO

O PAPEL DO PERITO

A avaliação de imóveis se trata de uma tarefa que requer seriedade e competência, fundamental na determinação do valor de um imóvel. Por isso a importância de um profissional competente – o arquiteto perito avaliador de imóveis –  com conhecimentos técnicos e específicos nas áreas de edificações e urbanismo que garantam a fidedignidade da avaliação imobiliária.

Chega de achismos!

É muito comum solicitar uma avaliação a um corretor e que ao final ele acabe trazendo uma avaliação de forma mais subjetiva, com o sentimento dele acerca deste bem, a famosa “opinião de quem trabalha no ramo”. Entretanto não é possível chegar com opiniões na maior parte das situações. Imagine em um processo de divisão de bens, o juiz deferir pautado em uma opinião de valor? Certamente uma das partes poderá ser prejudicada. E é aí que o papel do perito faz toda a diferença.

Trabalho com metodologia

Diferentemente da avaliação feita pela maioria de corretores de imóveis, o perito arquiteto analisa o imóvel e o contexto, aplica a melhor dentre várias metodologias, realiza uma coleta de dados de amostras (imóveis referenciais), realiza processos de homogeneização destes dados (tratamento de fatores) e, em seguida, trabalha com cálculos matemáticos para se chegar ao valor do bem.

A condução do trabalho de avaliação de imóveis deve estar de acordo com os procedimentos da Norma da ABNT NBR 14.653, que disciplina a forma que deve ser feita a avaliação. A avaliação feita pelo Perito é mais precisa e, portanto, revela o valor real do imóvel.

A importância de se contratar um perito avaliador de imóveis está na certeza de que seu imóvel será avaliado de forma técnica, com base em informações frutos de pesquisa e sem distorções causadas por opiniões ou conflitos de interesse. Além disso, o perito avaliador está habilitado a emitir laudos de avaliação de imóveis, documentos com validade legal que comprovam o real valor dos imóveis avaliados.