SEO para pequenos negócios: como fazer seu escritório ser encontrado no Google (e recomendado pelas IAs)

SEO para pequenos negócios: como fazer seu escritório ser encontrado no Google (e recomendado pelas IAs)

Empresária pesquisando no site do Google

Quantas vezes você já procurou algo no Google? Seja um restaurante, uma loja de ferramentas ou até um arquiteto, grande parte das nossas buscas por serviços e produtos começa com o famoso mecanismo de busca. Agora pense comigo: se você busca tudo no Google e nas conversas com inteligências artificiais, alguém também pode estar procurando exatamente pelo serviço que você oferece agora. E é aqui que podemos destacar o auxílio que o SEO pode oferecer a pequenos negócios.

Não precisa se preocupar! O objetivo aqui é explicar de forma bem simples o que é o SEO e, principalmente, como ele pode ajudar pequenos empresários como a gente a serem encontrados — seja no Google ou pelas ferramentas de IA que estão em alta.

O que é SEO e por que você deveria se preocupar com isso?

Ainda que a sigla seja muito parecida com CEO, não têm nada a ver. SEO (“Search Engine Optimization” ou, em português, otimização para mecanismos de busca), é um conjunto de estratégias que fazem o seu site aparecer no Google quando alguém pesquisa palavras relacionadas à sua área. E com o crescimento das inteligências artificiais (IAs), como o ChatGPT e o Google Bard, essas estratégias estão ficando ainda mais importantes. Afinal, muita gente já está usando IA não só para perguntas, mas também como ferramenta de busca.

Inicialmente, vamos entender a ideia por trás desse termo. Pense no SEO como um manual para ajudar o Google (ou outra ferramenta de busca) a encontrar o seu site ou o seu nome mais facilmente e mostrar isso para quem está pesquisando. É como colocar uma placa gigante dizendo: “Ei, eu estou aqui! Este é o serviço que você procura!”

Imagine o seguinte exemplo: alguém quer fazer uma reforma e digita no Google “arquiteto de interiores em São Carlos”. Ao se otimizar o seu site para SEO, as chances de ele aparecer bem colocado, em uma das primeiras posições do Google, aumentam muito. E é exatamente esse o objetivo: aparecer primeiro para atrair mais clientes.

Mais do que isso: as IAs já estão usando informações que encontram na internet para responder perguntas nas pesquisas. Por isso, um site bem organizado e com a informação certa é essencial para colocar o seu negócio à frente. Ainda que você não saiba como tudo isso funciona, é aí que entra o profissional para te ajudar: montar as estratégias e colocar tudo no lugar.

empresária visitando o site do Google

Os pilares do SEO que todo pequeno empresário precisa entender

1. Palavras-chave: As palavras do Google

Palavras-chave são termos ou frases que as pessoas digitam no Google quando estão procurando algo. Logo, para o seu escritório ser encontrado, você precisa saber quais palavras as pessoas estão pesquisando.

Aqui vão alguns exemplos práticos:

  • Para um arquiteto em Araraquara, termos como:
    • “Projetos de arquitetura para apartamentos pequenos em Araraquara”
    • “Arquiteto especialista em reformas em Araraquara”
  • Para uma reforma comercial em São Carlos:
    • “Transformação de espaços comerciais em São Carlos”
    • “Design de interiores funcionais para escritórios”

A ideia é simples: você precisa usar essas palavras naturalmente no seu site, como nos títulos, nas páginas de serviços e até no blog, se tiver um.

Dica para começar: uma ferramenta gratuita que te ajuda a descobrir palavras-chave populares é o Ubersuggest.

2. Tenha conteúdo no seu site (e ele não precisa ser complicado)

Aqui vai uma dica valiosa: ter um blog no seu site é uma das maneiras mais fáceis de atrair clientes. Ainda que possa parece difícil, mas, na verdade, funciona de maneira bem lógica.

Exemplificando: imagine que você é um arquiteto em São Carlos e escreve um artigo no blog com o título “Como planejar reforma de apartamento pequeno sem estresse”. Quando alguém pesquisar algo parecido no Google, existe a chance do seu artigo aparecer para essa pessoa. Agora, pense como isso é poderoso: ela encontra o seu conteúdo, se interessa pelo que você faz, e pronto, acabou de ganhar um cliente que talvez estivesse pesquisando por outro profissional.

Além disso, tem outros pontos que facilitam o trabalho:

  • Não precisa ser artigo longo, mas precisa ser claro e ajudar quem vai ler.
  • Falar de dicas práticas e solucionar dúvidas comuns, como “Quanto custa um arquiteto em Araraquara?” ou “Reformas: é melhor contratar um arquiteto ou pedreiro?”
Cliente consultando empresa pelo Google

3. A importância do Google Meu Negócio

Se você nunca ouviu falar no Google Meu Negócio, fique tranquilo — mas saiba que é um dos passos mais importantes para quem quer ser encontrado online. Essa ferramenta gratuita do Google funciona como sua vitrine digital. Isso porque ela mostra:

  • Onde está sua empresa;
  • Seu horário de funcionamento;
  • Os serviços que você oferece;
  • Comentários e avaliações de clientes sobre você.

Por exemplo, se você cadastrar seu escritório de arquitetura no Google Meu Negócio e alguém buscar “arquiteto perto de mim” em São Carlos, sua empresa pode aparecer no Google Maps.

Mas então como se destacar?

  • Peça aos clientes satisfeitos para deixarem avaliações;
  • Coloque fotos dos seus projetos no seu perfil;
  • Mantenha suas informações sempre atualizadas.

Como as inteligências artificiais (IAs) ajudam na sua visibilidade?

Hoje, ferramentas como o ChatGPT já estão sendo usadas como mecanismos de busca. Em vez de as pessoas procurarem no Google, muitas estão perguntando coisas diretamente para a IA, como:

  • “Indique arquiteto de reformas recomendado em Araraquara.”
  • “Sugira um bom escritório de design de interiores em São Carlos.”

Mas aqui está algo importante: as IAs não são mágicas. Elas fazem recomendações baseadas no que está disponível na internet. Ou seja, elas consultam conteúdos, dados e informações. Se você já está otimizando seu site para SEO e usa estratégias locais (como o Google Meu Negócio), essas inteligências podem encontrar sua empresa e sugerir seu nome.

Além disso:

  • Invista em manter um site atualizado, com informações claras sobre o que você faz.
  • Sites com avaliações de clientes, descrições detalhadas e bons conteúdos têm mais chances de serem recomendados.
  • Nunca subestime um bom portfólio online. Ele é sua apresentação para clientes e IAs.

Conclusão: cuide do que importa, enquanto sua presença digital trabalha por você

Manter seu negócio presente no Google e até nas recomendações de IAs é um processo possível e cheio de benefícios. No entanto, vale lembrar: é uma tarefa que exige dedicação, aprendizado e, principalmente, tempo. E se tem uma coisa que sabemos, é que o tempo costuma ser um recurso precioso. Afinal, seu dia já é repleto de demandas, compromissos com clientes e as tarefas inevitáveis de todo pequeno empresário.

Agora, imagine o quanto seria valioso usar o tempo que você gastaria com ajustes técnicos ou estratégias digitais e, no lugar disso, dedicar mais momentos à sua família, aos projetos que realmente te empolgam, ou até mesmo àqueles prazeres que te inspiram além do trabalho. Pensar dessa forma é ter clareza sobre o que faz sentido priorizar no dia a dia.

Desse modo, sua presença digital pode – e deve – ser algo que fortalece sua marca sem se tornar um peso a mais na sua rotina. É nesse ponto que muitas vezes você percebe que o coletivo faz a diferença: ter alguém que compreende suas necessidades, sua visão e que cuide dessa parte para você. De modo que você possa canalizar seus esforços naquilo que você realmente ama fazer.

Em suma, se sua marca precisa ser encontrada, valorizada e bem posicionada, sempre dá pra pensar em quem pode construir esse caminho com você. No final, ter uma boa presença online é sobre encontrar equilíbrio – entre o trabalho a fazer e o tempo que você merece ter para outras coisas também importantes.

E aí, como seria ter uma presença digital que funciona e ainda lhe dá aquela liberdade para focar nos seus outros sonhos? Vamos conversar!

Foto de Gabriel Nery Prata

Gabriel Nery Prata

Arquiteto urbanista, professor universitário, webdesigner e editor de vídeos.

Assine nosso blog

E fique por dentro das novidades!

Usaremos seu contato apenas para enviar o checklist e novidades relacionadas. Sem spam, prometo. Seus dados estão seguros e você pode sair da lista quando quiser.

Vamos conversar!

Surgiu alguma dúvida sobre algum serviço? Tem sugestões de navegação ou comentários?
Preencha rapidinho aqui ao lado e retornarei o mais breve possível.

Usaremos seu contato apenas para comunicação. Sem spam, prometo. Seus dados estão seguros.