Um brinde: Entendendo os tipos de copo para cerveja

(Este artigo é um exemplo de texto elaborado e otimizado com técnicas SEO)

Quando aprendemos a beber, mal sabíamos que existiam diversos tipos de cerveja. E muito menos vários tipos de copo para cerveja.

Americano, tulipa, Stanley? Por que essa quantidade de copos se a bebida é a mesma? Ou será que não é? Mas será que faz sentido ou é só para inglês ver?

De acordo com uma matéria do portal Valor Econômico, o Brasil responde por cerca de 7,8% do consumo global do mercado cervejeiro. Desse modo, foram cerca de 14.550 mil quilolitros, ficando atrás apenas dos chineses (38.093 mil quilolitros) e estadunidenses (24.170 mil quilolitros). 

Antes de tudo, é importante mencionar que há basicamente duas maneiras distintas de se beber cerveja. A primeira, é a que todo mundo já está bastante habituado: aos finais de semana, assistindo a uma partida de esporte, depois de um dia difícil, com os amigos, ou com a pessoa amada, na balada, na festinha… independente de onde ou com quem, o importante aqui é incorporar o ato de beber a um rito de celebração ou de relaxamento.

Mas existe uma outra maneira de se beber cerveja. Isto é, degustando, apreciando cada golada, sentindo o aroma perfumado da cevada, desfrutando cada nota refrescante e frutada no paladar.

Antes de mais nada, esta publicação é direcionada àquela parcela curiosa do público cervejeiro. Ou seja, para aqueles que têm interesse em saber um pouco mais sobre se realmente o tipo de copo para cerveja influencia de fato o sabor da bebida, sem julgamentos ou torcidas de nariz.

Quer saber mais sobre essa história e se realmente faz sentido isso de um tipo de copo para cada tipo de cerveja? Então bora lá!

Tipos de copo para cerveja: ciência ou frescura?

Certamente você já deve ter ficado na dúvida quando foi ao mercado comprar um copo americano de cerveja e se deparou com uma variedade de outros modelos de copo. Ou quando foi a algum bar e achou diferente o tipo de taça em que serviram uma stout bem geladinha e espumosa. Sem dúvida, o primeiro pensamento que vem à mente é que se trata de uma questão estética, uma forma diferente de se destacar o líquido e a maneira de apresentá-lo ao mundo. Mas se engana quem acha que a finalidade da forma do recipiente pára por aí.

Mas o design dos copos para cerveja não fica restrito apenas à esfera estética. Pelo contrário, há também muita funcionalidade por trás da forma inusitada de um copo snifter ou da simples geometria de um copo lager.

Só para ilustrar, podemos colocar sushis em um prato raso e comê-lo utilizando garfo e faca, ou até mesmo uma colher. Ou podemos colocá-lo suavemente na boca com um par de hachis e ter outro tipo de experiência. Nesse sentido, ocorre algo similar na relação entre cerveja e o tipo de copo para a bebida. O copo pode tornar a experiência ainda mais saborosa e completa.

De fato, os vários tipos de copo para cerveja influenciam na experiência gustativa, sim. Cada copo ou taça possui um desenho com o intuito de acentuar características da bebida no processo de degustação. Até mesmo exigir da gente uma postura específica ao colocar a bebida na boca. Deste modo, a bebida revela seus atributos de maneira peculiar, criando uma experiência visual, olfativa e gustativa distinta ao consumidor.

tipos de copo para cerveja

A ciência por trás da dose: fatores que influenciam nos tipos de copo para cerveja

Pois bem, agora que estamos com tudo em guardanapos limpos, já podemos nos servir da próxima dose. Cada estilo de cerveja possui especificidades, características únicas. Segundo Karl Van Malderen, mestre cervejeiro belga, na Bélgica, cada cerveja é servida em um copo específico. De fato, existe um copo específico para cada estilo de cerveja.

Agora que sabemos que os tipos de copo para cerveja estão associados à experiência gustativa, vejamos quais são os fatores em que o design do copo influencia.

Aroma: a boca do copo na sua

Logicamente que, para quem degusta, o aroma é um dos principais fatores a ser considerado. Sobretudo porque acaba interferindo no sabor das bebidas e alimentos. Afinal, é um dos primeiros elementos de contato que temos com a cerveja, depois do visual, que nos aguça e nos convida a experimentar a bebida.

Isso porque só conseguimos compreender o sabor dos alimentos, pois conseguimos sentir seu aroma. Afinal, você já percebeu que não costumamos sentir o sabor da comida quando estamos gripados? É muita tristeza.

Nesse sentido, o desenho da boca do copo permite concentrar ou dispersar o aroma da cerveja. Copos com bocas mais estreitas concentram o aroma em uma área próxima ao nariz na hora de beber. Logo, são ideais para cervejas com aromas mais suaves. Já copos com a boca mais aberta propiciam a expansão dos aromas, sendo ideal para cervejas mais fortes e perfumadas.

Sabor: a base do copo e a quantidade

No que diz respeito ao desenho dos copos, podemos dizer que o sabor está associado à quantidade e velocidade do líquido que o copo entrega na sua boca. Assim, a forma como manuseamos o recipiente também irá influenciar na nossa dinâmica gustativa.

Copos com bases mais largas nos fazem entregar cerveja de forma mais lenta e comedida. Até porque não queremos fazer bagunça e desperdiçar cerveja, não é mesmo? Desse modo, a cerveja envolve a língua toda, fazendo com que percebamos todos os gostos e nos induzindo a beber mais lentamente. Assim, copo com essa característica se torna ideal para degustar cervejas mais fortes.

Por outro lado, copos com volume generoso que acomodam maior quantidade de líquido pressupõem cervejas mais leves, que podem ser ingeridas em uma quantidade maior. Inclusive o grande volume influi em uma velocidade de consumo mais acentuada, de modo que possamos beber rapidamente, sem que a temperatura interfira no paladar.

O formato cônico, a curvatura, a borda e a relação disso tudo com o famoso “colarinho”

Não só de sabores e aromas que vive o degustador cervejeiro. Pode não parecer, mas o formato do copo influencia também na formação e retenção de espuma da cerveja.

Em outras palavras, copos em formato de cone, mais altos, ou que sejam mais estreitos na borda, favorecem a formação de espuma, mantendo-a por mais tempo. Já no caso de cervejas com espumas mais cremosas, copos com bordas largas evitam com que o creme se perca ou transborde.

tipos de copo para cerveja

A haste e a temperatura

A presença ou não de haste no copo também é outro aspecto que contribui para com a experiência de degustação. Copos com hastes ajudam a preservar a temperatura da bebida, já que dificultam a troca de calor com os dedos ou mão do consumidor.

No universo de tipos de copo para cerveja, é a bebida quem pede o copo, e não você

Como a gente pode notar, quando o assunto é degustação, é a cerveja quem acaba ditando as regras do copo. A partir da combinação de fatores que considerarmos na hora da degustação, iremos escolher o melhor tipo de copo para a experiência. Como se fosse um jogo de combinações, um RPG.

Tipos de copo

A seguir, apresentamos uma galeria com os exemplos de combinação mais populares e corriqueiros que vemos por aí. Nesse sentido, vejamos como se relacionam os tipos de copo com base no estilo de cerveja que será degustada, considerando aroma, sabor, formação de espuma e velocidade sugerida de consumo.

tipos de copo para cerveja

Bebendo com estilo

Como vimos, o desenho dos copos para cerveja vai além do simples design diferentão. De fato, há características do copo que irão influenciar na experiência gustativa do bebedor de cerveja.

O desenho da boca do copo permite concentrar ou dispersar o aroma da cerveja. Assim como a base do copo influencia na velocidade e volume de cerveja que é levada à boca. A depender da curvatura do copo, pode-se reter e manter a espuma por mais tempo. Por fim, a presença ou não de haste está associada à velocidade de consumo e à manutenção da temperatura do líquido.

Por fim, você pode escolher o copo de acordo com as características da cerveja que for degustar. Ainda que exista uma grande variedade, alguns copos são coringas que podem ser utilizados para vários estilos. Uma dica é ter um copo estreito com a boca um pouco mais aberta para cervejas com sabores e aromas menos potentes e um outro mais bojudo com a boca mais fechada para cervejas mais intensas e fortes.

Considerações sobre os tipos de copo para cerveja: o importante é não ter ressaca

Em suma, se você é um amante cervejeiro e ama degustar, então vale a pena investir em copos e taças específicos. Mas se você deseja beber, socializar e aproveitar o momento, não tem problema também. Na real, não existe certo ou errado nessa história. O importante é não achar que quem degusta é fresco, e quem entorna o caneco não sabe beber.

Independentemente da escolha, no fim das contas, o que importa é brindar com quem a gente gosta e ser feliz apreciando uma boa cerveja!

Agora que já sabe escolher os copos com base no tipo de cerveja, que tal adquirir copos para sua coleção? Na E-Cervejas você encontra uma variedade de copos nacionais e importados. E também rótulos interessantes para degustar. Não deixe de conferir.

Um brinde e até a próxima. Cheers!

Gabriel Prata

Arquiteto urbanista, professor universitário e Webdesigner.

Trabalhos relacionados